Advice09 September 2025

Viver em Leça - As melhores praias de Leça

Viver em Leça - As melhores praias de Leça

Flower Tower Aurora by Time Out

 

Quando o tempo permite, um mergulho e banhos de sol nos extensos areais das praias. Quando o frio se faz sentir, um copo ao fim do dia num dos bares junto ao mar, enquanto se aprecia o espectáculo da natureza que é um mar revoltoso. A natureza é próspera em Leça da Palmeira, entrelaçando-se sinergicamente com o património e a arquitectura envolvente. 

Tudo o que fazer nas melhores praias de Leça

Praia de Leça da Palmeira

Com cerca de três quilómetros de praias, Leça da Palmeira é muito procurada pelos veraneantes quando o sol começa a aquecer. A Praia de Leça é, provavelmente, a mais conhecida. Tem um areal extenso, boas infra-estruturas de apoio e um mar com uma ondulação forte, ideal para a prática de surf, bodyboard e kitesurf. Se preferir águas mais calmas, a famosa Piscina das Marés, mais a norte,pode ser uma boa opção. Construída na década de 1960, projectada por Siza Vieira e considerada Monumento Nacional desde 2011, fica logo depois da pequena Praia da Meia Laranja. Animação também não falta por estes lados, já que há bares e restaurantes com fartura nas redondezas, bons para matar a sede e acabar com a fome que um dia de praia proporciona.

 

Praia dos Beijinhos

Caminhando para norte, chega-se à Praia dos Beijinhos, que, consta, recebeu este nome devido à enorme quantidade de búzios, ou “beijinhos”, encontrados no local. Tenha atenção onde põe os pés, dado que é uma praia bastante rochosa. Mas nem tudo são percalços. Uma vez que está separada das praias contíguas por formações rochosas, é também mais abrigada. É boa para a prática de pesca desportiva, tem infra-estruturas de apoio, como sanitários e acesso para deficientes, e é vigiada durante a época balnear. É aqui que fica também o BeijoBar. Bom para beber um fino e comer uns tremoços, é o sítio ideal para fazer uma pitstop a meio da semana e recarregar baterias com a energia renovada que uma rápida contemplação do mar nos dá.

 

Praia da Senhora da Boa Nova

Mais pequena e resguardada, é uma boa opção para os dias mais ventosos. Também aqui o arquitecto matosinhense Siza Vieira, vencedor do Prémio Pritzker, deixou a sua marca na paisagem, desenhando a Casa de Chá da Boa Nova. Nesta praia não falta património para admirar: a sul, o famoso farol, a norte, a Capela da Boa Nova, construção que resta do que em tempos terá sido um eremitério habitado por monges franciscanos, construído no século XIV. A Praia da Senhora da Boa Nova tem bandeira azul, vigilância durante o Verão e possibilidade de aluguer de toldos e espreguiçadeiras. Os acessos são fáceis e há muitos lugares de estacionamento. Só vantagens, como vê.

Viver em Leça - As melhores praias de Leça
Viver em Leça - As melhores praias de Leça

Praia Azul

Situada numa enseada, está abrigada do vento e ladeada por rochas que se estendem até ao mar, formando uma barreira natural que faz com que este não seja tão agitado. Óptima, portanto, para quem não é fã de nortadas ou de grandes ondas. Também conhecida como Praia da Conchinha, por causa do areal de 50 metros com esta forma, é de fácil acesso, tem um bar de apoio, lugares de estacionamento nas imediações, e vigilância e infra-estruturas na época de Verão.

 

Praia do Aterro

Com bonitos passadiços, vegetação natural, boas condições para a prática de surf e bodyboard e bares de praia concorridos durante todo o ano, a Praia do Aterro é sucesso garantido. O L'Kodac, por exemplo, é um dos spots mais em voga para beber um cocktail (ou sangria, cerveja, sumo…) e ver o pôr-do-sol depois de uma jornada de trabalho. Se lhe apetecer relaxar noite dentro, têm snacks e tábuas para partilhar, mas também pratos mais compostos, como a vazia maturada ou o camarão grelhado. A dois minutos a pé sobre o areal e com a mesma vista para o mar, fica o Xiringuito, igualmente famoso. Tem música ao vivo; uma oferta de bar invejável, recheada de gins, licores, vodkas e muito mais; e diversos petiscos, dos carpaccios, às amêijoas à Bulhão Pato, passando pelos pimentos padrón, pelos pratinhos de pica-pau e pelos tártaros e ceviches.